segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Professor Guilherme Novita Garcia

Guilherme Novita Garcia Mestre em Ginecologia pela faculdade de medicina da USP (FMUSP) desde 2010 através de uma dissertação sobre câncer de mama que lhe proporcionou esse título. A partir de 2006 o Médico Professor Novita Garcia vem atuando como responsável direto no Setor de Mastologia da disciplina de ginecologia do HCFMUSP tratando de Mulheres com câncer de mama pela rede pública de saúde.

Atua como Professor dos alunos da Faculdade de medicina da USP (FMUSP) e dos residentes do HCFMUSP para os temas relacionados à Mastologia.

Professor Guilherme Novita Garcia atuante como coordenador do Serviço de Mastologia do Hospital Municipal do Campo Limpo, responsável pelo atendimento para pacientes da rede pública de saúde e pela formação dos residentes da área de Mastologia, Ginecologia e Obstetrícia desta instituição.

Atuante no Hospital Pérola Biyngton, em São Paulo, também faz atendimento ao sistema publico de saúde no setor de seu entendimento, Mastologia.

Foi colaborador da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional de São Paulo, de 2006 a 2010. Nestas entidades tinha atuação na parte de atualização e, prol do combate ao câncer de mama. Hoje o Professor Guilherme Novita é membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) atuando como assessor especial da presidência.

Voluntário em palestras gratuitas para a população relacionada aos temas de “Prevenção do Câncer de Mama” o Professor Guilherme Novita Garcia vem sendo muito importante nas questões de combate à doença.

Editor do Livro: Doenças da Mama – Guia Prático Baseado em Evidencias, publicado em março de 2011 pela editora Atheneu. Professor Mestre Novita Garcia é autor de diversos artigos sobre a doença do câncer de mama e vale a pena ser pesquisado mais afundo.

Estudo e Qualificação

No Brasil o Professor Mestre Novita Garcia é um dos grandes especialistas em Mastolgia. Com formação de méritos, formou-se em Medicina pela FMUSP em 1999.

Nos anos de 2000 a 2003 realizou no Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP) Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia. Nos anos seguintes, em fevereiro de 2003 a janeiro de 2005, Guilherme Novita realizou Residência Médica em Mastologia no Hospital das Clínicas FMUSP.

Especializado em Câncer de Mama no Instituto Europeu de Oncologia, em Milão, entre 2005 e 2006. Instituição coordenada pelo Dr. Professor Umberto Veronesi, considerado o precursor da Mastologia Moderna.





Câncer de mama e hábitos que contribuem para o seu surgimento

Um dos nossos maiores objetivos é compartilhar informações com todas as pessoas para que esse mal que acomete muitos, seja percebido e cuidado com mais cautela e antecedência.

Alguns dados mostram que 1 mulher a cada 8 terão a presença ada doença na vida. Um mal que ataca homens, mas que é muito mais presente nas mulheres. No homem representa algo em torno de 0,1% em relação ao sexo feminino.


Histórico Familiar

A mulher que tem o conhecimento do seu histórico familiar sabendo quem teve a doença e se foi parentes do tipo, mãe, avó ou parentes de 1° e 2° grau deve fazer os exames de detecção com rotina regrada para assim evitar de descobrir tardiamente.

Mas existem algumas atitudes que contribuem para que seja mais rápido a evolução do câncer de mama e aqui abordaremos algumas atitudes que devem ser tomadas.


Sedentarismo

Sedentários é ruim em qualquer situação e sempre devemos estar a procura de se exercitar buscando o melhor condicionamento.

O alto nível de gordura acumulado pelo sedentarismo colabora com a difícil detecção prévia do tumor fazendo com que qualquer tipo de tratamento fique mais complicado.


Consumo de Álcool

Outro elemento que deve ser evitado em excesso, pois a bebida contribui muito para que o sobrepeso seja fator que atrapalhe o desenvolvimento do tratamento do câncer de mama.


Obesidade

A obesidade é um fator recorrentes destes elementos, mas também causado por uma outra série de fatores. É algo ruim que está ligado para a causa do câncer de mama e também para quem procura se tratar dessa doença.


Tabagismo

O cigarro tem mais produtos químicos que qualquer outro e isso é muito ruim para o sangue. Sangue com produtos químicos não tem uma combinação perfeita, o que é muito ruim gerando um desgaste na imunidade que trabalha para limpeza do sangue e assim fica mais fácil de alimentar tumores com impurezas.

Fora das atitudes que contribuem para o câncer de mama outras coisas devem ser levadas em conta e quem se encaixa neste fator deve fazer mesmo, com muita periodicidade exames de prevenção da doença.


Pessoas com mais de 50 anos de idade

Pessoas com mais idade tem uma propensão maior a ter problemas com esses tipos de doença, pois sua imunidade tende a ser mais baixa.

A dica mais viável para quem tem mais idade ou para as mulheres que possuem parentes com câncer de mama é sem dúvida a prevenção através dos exames de rotina.

Para mulheres que tem parentes fazer o autoexame a partir dos 20 anos de idade, sendo mais precavido em evitar essa doença.

Conheça mais sobre o Doutor Guilherme Novita Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SlideShare

MASTOLOGIA: DR. GUILHERME NOVITA GARCIA E O COMBATE AO CÂNCER DE MAMA